Vinicius de Lima Neves : Endereço MAC

Endereço MAC

Vinicius de Lima Neves Brasília esclarece para os usuários, sobre o funcionamento do endereço MAC, confira o nosso artigo!

A internet esta cada vez mais presente na vida dos brasileiros e também na vida de usuários de todos os mundo.

Devido ao fato de existir um grande crescimento dos usuários conectados, as dúvidas em relação ao funcionamento dos serviços online também cresceram.

A rede de internet esta cada vez mais moderna, porém existem muitas tecnologias e termos que ainda são fundamentais no ambiente online.

endereço MAC é o endereço físico, que identifica exclusivamente cada dispositivo em uma determinada rede. Para fazer a comunicação entre dois dispositivos em rede, precisamos de dois endereços: endereço IP e endereço MAC. 

Um endereço MAC é um DNA único que é atribuído pelo fabricante a uma peça do hardware de rede (como uma placa de rede sem fio ou uma placa ethernet). MAC significa “Media Access Control“, ou controle de acesso ao meio, e cada identificador tem a intenção de ser único para um dispositivo em particular.

É atribuído ao NIC (placa de interface de rede) de cada dispositivo que pode ser conectado à internet.

  • É globalmente único; significa que dois dispositivos não podem ter o mesmo endereço MAC. Ele é representado em formato hexadecimal em cada dispositivo, como 00:0a:94:9d:67:15.
  • Tem 12 dígitos e 48 bits de comprimento, dos quais os primeiros 24 bits são usados ​​para OUI (Organization Unique Identifier) ​​e 24 bits são para NIC/específico do fornecedor.

Vinicius de Lima Neves : O endereço MAC é seguro

O endereço MAC certamente se trata de uma estrutura bem peculiar, como se fosse um código genético de um dispositivo na rede.

A grande verdade é que o endereço MAC se trata de uma forma criada para garantir a segurança dos dispositivos na internet.

Porém é valido lembrar que os usuários não estão totalmente seguros, quando se fala em segurança digital.

Um criminoso pode ter seu MAC gravado em um banco de dados, após cometer um crime de invasão. Apesar de existir ferramentas para navegação anônima, os criminosos podem usar o MAC de usuários comuns para cometerem os seus crimes.

Um farejador de rede se trata de uma ferramenta que é capaz de buscar todos os dispositivos na rede, através desse fato é possível fazer a troca do endereço mac do dispositivo do criminoso.

Existem softwares disponíveis na internet, que são capazes de trocar o endereço físico MAC, podendo clonar o mesmo de usuários comuns.

Para evitar esse tipo de problema, se faz necessário estar ciente que as redes privadas são as mais seguras para a navegação na internet.

Em redes abertas estão cada vez mais infestadas de criminosos que desejam ter alguma vantagem!

Sobre o autor

Vinícius de Lima Neves se trata de um jovem empresário, especialista no ramo de tecnologias. Por muitos anos Vinícius vem se dedicando na criação de conteúdo relevante para os usuários na internet.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Conteúdo patrocinado

Essa publicação é de responsabilidade do autor  não sendo de responsabilidade do portal.