Quando criança Juliana Oliveira (@juliana.filhas),era muito tímida, Negra filha de mecânico e manicure , via nos estudos a única oportunidade de crescimento.
Ela que muitas vezes passava despercebida na sala de aula , os destaques eram apenas para crianças brancas e consideradas “bonitas” ,mas ela não se abateu e correu atrás, mesmo sem a atenção necessária que deveria ter por parte de seus professores.
A sua Primeira experiência profissional foi aos 15 anos de idade , como digitadora ela ainda era estudante .
Aos 17 anos de idade se tornou Professora de Educação Infantil no Instituto Educacional Maanaim, a convite de David Xavier o qual ela é grata pela oportunidade de crescimento pessoal e profissional .
“comecei a cursar o magistério e a tímidez que eu tinha , deu lugar ao amor e carinho pelo ensino”
Afirma Juliana
Com 22 anos Juliana iniciou na Faculdade de Turismo , o seu desejo de trilhar novos caminhos estava sendo realizado .
“Em 2002 sai da escola na qual atuava e trabalhei no trade turístico ( agência e hotelaria)”
Afirma Juliana
Foi nesse período em que Juliana conheceu professores excepcionais e colegas maravilhosos .
“Em 2006 passei por um problema de saúde na família e coincidiu de ser chamada no concurso em que havia realizado, me fazendo assim retornar para Educação. Tomei posse no cargo de professor para Educação Infantil na Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2009 comecei a trabalhar com os anos iniciais na prefeitura de Ribeirão das Neves, região metropolitana de BH. O local era muito longe, saia de casa as 6 horas da manhã e retornava as 19 horas da noite. Mal tinha horário de almoço, lembro-me que a diretora me esperava chegar, ficava alguns minutos na minha sala para eu almoçar. Em dias de sol, ficávamos de poeira até os joelhos e dias de chuva, ficávamos de barro até a canela. Todos os dias o ônibus quebrava na rodovia, em frente a penitenciária, tudo isso era muito desgastante, porém aqueles alunos me despertaram uma vontade de seguir em frente que jamais senti antes… Em 2010 fiz minha segunda graduação na UFMG Normal Superior do Projeto Veredas. Coincidia os dois cargos com muito sacrifício, e em 2014 tomei posse no segundo cargo em BH e fiquei na mesma escola o dia todo. Foi um alívio! Em 2015 fui convidada pela Daniella Dias a fazer parte da equipe pedagógica da recém inaugurada Emei Serra Verde. Nesses 3 anos aprendi muito e conheci profissionais excepcionais, na qual me espelho até hoje. Em 2018 me tornei diretora de Emei Serra Verde, cargo em que me encontro atualmente. Nesse percurso obtive um crescimento profissional e uma visão de mundo, que se estivesse somente na sala de aula jamais teria. O cotidiano da gestão escolar é bem desafiador, mas acredito que não estou nesse lugar por acaso. Hoje consigo exercer minha profissão com dedicação e me orgulho da minha trajetória profissional”
Finaliza Juliana
Arquivo pessoal
Juliana Oliveira Assis da Silva
Graduação
- Turismo UniBH 2006
- Normal Superior Projeto Veredas UFMG – 2010
Pós graduação
- Ensino e Aprendizagem na Educação Básica – Laseb UFMG – 2013
- Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Neurociência – Ipemig/Faculdade Batista de Minas Gerais – 2019
- Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – Ipemig/Faculdade Batista de Minas Gerais – 2019
- Administração Escolar – Ipemig/Faculdade Batista de Minas Gerais – 2019
Alex Mídia