Receber um buquê de flores é algo que agrada a maioria das pessoas e, para prolongar a beleza das plantas, muitas pessoas buscam saber o que fazer para preservá-las e, principalmente, aprender como conservar rosas. Aliás, são usadas em coroa de flores e outras formas no mercado de flores.
O primeiro cuidado fundamental para quem quer entender como conservar rosas é retirar toda a embalagem, fitas e outros enfeites do buquê para facilitar a respiração das plantas.
Antes de colocá-las no vaso, certifique-se que o recipiente está bem limpo, assim como a água que será utilizada. Feito isso, faça pequenos cortes diagonais de 1 cm, com uma tesoura ou uma faca afiada, nas pontas das hastes das flores para auxiliar a absorção da água.
Quando as flores já estiverem no vaso, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Verifique se a quantidade de água é suficiente para cobrir todas as hastes e remova com cuidado as folhas que estiverem submersas para evitar contaminação por bactérias. Se houver muitas folhas no vaso, retire o excesso para facilitar a respiração das flores. No caso das rosas, remova também os espinhos.
Outra forma de como conservar rosas é, depois de finalizar a montagem do vaso, escolher um local fresco e arejado, sem exposição direta ao sol, ao vento e, de preferência, distante do ar-condicionado, que causa desidratação nas flores.
Para mantê-las bonitas por mais tempo, é recomendado trocar a água do vaso diariamente e remover folhas, flores ou pétalas que estiverem morrendo.
Se quiser melhorar ainda mais o resultado, faça uma solução caseira, que prolonga o frescor e a vitalidade das flores, para adicionar na água. Em um copo com água filtrada, misture o suco de meio limão, duas colheres de chá de açúcar cristal e duas colheres de chá de vinagre branco. Para 1 litro de água, adicione 50 ml da solução.