Como líderes podem ter melhores resultados conhecendo seu perfil comportamental (Avaliação Comportamental)

A Avaliação Comportamental tem ajudado muitos líderes a terem uma percepção mais apurada sobre seus comportamentos.

A frase do Peter Drucker considerado o pai da Administração Moderna, ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelo seu comportamento”.

Saber como é, e ter a compreensão do perfil comportamental, traz para o profissional uma clareza sobre suas tendências comportamentais em relação ao cargo que está ocupando. E isto é muito importante utilizar para perceber o perfil dos líderes.

Quando fazemos o que gostamos e, mais do que isso, quando trazemos resultados sobre aquilo que fazemos é algo que nos deixa muito satisfeitos e isso ocorre em qualquer área, não só na liderança.

Fazer uma avaliação comportamental é uma forma de saber onde o líder se encontra em relação aquilo que busca.

Como para qualquer profissão é muito importante saber qual é o perfil comportamental preferencial, da mesma forma é, para a área de liderança. Qualquer pessoa pode ser o que deseja, mas para algumas pessoas este caminho terá um custo maior. O que estou me referindo é que algumas pessoas têm mais inclinação para liderança do que outras.

É normal de forma autônoma líderes me procurarem para só fazer a avaliação comportamental, tendo essa iniciativa por conta própria. Já atendi muito lideres nesta situação, pois estão em cargo de liderança e não estavam totalmente à vontade com os resultados de sua função. Depois da devolutiva da avaliação comportamental identificamos que a maioria destas pessoas tinham pouca inclinação para liderança.

Aí você pode me perguntar: “Elas desistiram do cargo?”

Não, elas se desenvolveram para chegar o mais próximo possível em ser um líder de alta performance. Como eu mencionei no início, qualquer pessoa pode ser o que quiser, a única diferença que irá diferenciar é quanto cada pessoa tem a inclinação para a área escolhida.

E como saber o que mudar, o que melhorar?

*“Alice pergunta ao gato: – Senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?
Isso depende muito de para onde você quer ir, respondeu o Gato.
Não me importo muito para onde, retrucou Alice.
Para quem não saber aonde ir, qualquer caminho serve”. Disse o Gato”.

*Alice no País das Maravilhas

Se você não souber o que mudar para ter melhores resultados em sua liderança, qualquer coisa que você fizer “pode” te ajudar. Mas quando você souber e tomar as atitudes certas para mudança eu tenho certeza que seus resultados serão bem superiores.

A Avaliação comportamental irá trazer muitas informações sobre essas questões, mostrar qual é a essência comportamental do líder e como está seu comportamento na atual fase atual.

Você sabia que a grande maioria dos líderes não entregam os resultados que a empresa espera?

Para cada área organizacional, será necessário um líder, e estes, muitas vezes, têm diferentes estilos de liderança. A ideia é identificar o perfil na essência e verificar o quanto este é compatível com a função que o líder exerce, perceber a necessidade de ajustes do seu estilo de liderança apropriadamente.

Em uma avaliação comportamental será possível perceber se o líder tem inclinação para liderança ou não e, o que fazer com essas informações.

8 Motivos para fazer sua avaliação comportamental

  • Aumentará o autoconhecimento;
  • Saberá como é seu comportamento na essência;
  • Saberá como é seu comportamento no momento atual;
  • Aprenderá como lidar melhor com conflitos;
  • Entenderá questões comportamentais a seu respeito;
  • Saberá o que o motiva;
  • Saberá como adaptar o estilo próprio e se relacionar melhor com os outros;
  • Terá a percepção da relação entre seu perfil para identificar questão a serem trabalhadas.

Há quanto tempo você busca organização e ter melhores resultados profissionais na área que você está, seja de liderança ou não?


Já dizia Albert Einstein que – “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.” Então, quer resultados diferentes?

Faça algo diferente. Para isso, conte comigo.

Conheça o Método Attlantis para líderes. Um dos primeiros trabalhos do Método Attlantis é trabalhar questões comportamentais.

Espero que tenha se identificado com minhas palavras.

Instagram: @coachsandroferrari Site: www.sandroferrari.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *