Os Cemitérios da Consolação, dos Protestantes e do Carmo, em São Paulo, foram tombados por sua importância histórica e cultural e se tonaram cemitérios históricos de SP.
O Cemitério da Consolação foi inaugurado no dia 10 de julho de 1858, em consequência da promulgação, por D. Pedro I, em 1828, da lei que obrigava as Câmaras Municipais a construírem cemitérios a céu aberto. Um cemitério que diariamente recebe velórios e muitas coroa de flores, como forma de homenagem póstuma.
Até então os sepultamentos eram executados nas regiões centrais das cidades, dentro e em torno das igrejas. Entre os primeiros enterramentos encontram-se muitos escravos e pobres. Com a fundação de outros cemitérios pela cidade, o da Consolação passou a abrigar jazigos das famílias mais dicas de São Paulo.
O Cemitério dos Protestantes é um dos principais cemitérios da cidade de São Paulo. Ele está localizado na rua Sergipe, no bairro da Consolação, atrás do Cemitério da Consolação. Há muitas personalidades ilustres sepultadas nesse cemitério, como Charles Miller, “pai” do futebol no Brasil.
A Acempro (Associação Cemitério dos Protestantes) cuida da parte administrativa do cemitério há mais de 170 anos. Tanto a associação quanto o cemitério foram fundados em 1844 com o objetivo de sepultar imigrantes de tradição não católica, principalmente protestantes alemães.
Para fechar a lista dos cemitérios históricos de SP, vamos falar do Cemitério do Carmo, o único cemitério jardim da Zona Leste de São Paulo, construído junto a uma grande extensão de área verde da Mata Atlântica, em uma área com mais de 100.000 m² repleta de natureza e com uma estrutura moderna.
Esta necrópole possui o cemitério I e II para que você possa escolher. As duas opções oferecem uma gama de serviços e uma infraestrutura ótima que visa o conforto e tranquilidade, como 8 salas de velórios climatizadas e salas de estar para recepção e repouso.






